Câmara Municipal de Icó passará de 10 para 15 vereadores

Mudança na Câmara Municipal de Icó. E não trata-se da "dança das cadeiras", corriqueira em tempo recentes. O fato é que o Poder Legislativo local, que hoje registra a quantidade de 10 edis, passará a ter, a partir das Eleições Municipais de 2012, 15 vereadores eleitos pela população icoense.

MUDANÇA - O aumento de 50% significará, pelo menos, uma renovação significativa no espaço da vereação icoense. A mudança na quantia advém do projeto nº 06/2011, de 30 de agosto de 2011, que altera e acresce ao Artigo 37 da Lei Orgânica do Município de Icó o "Parágrafo Único", que disciplina o número de vereadores e dá outras providências.

O projeto seguiu o caminho das comissões competentes e foi aprovado, por unanimidade, no dia 08 de setembro de 2011. Resta saber se o aumento na quantidade melhorará a qualidade dos trabalhos da Casa. A Câmara era composta de dez vereadores desde 2004, mas já chegou a ter 21 edis, entre 1988 e 2000.

HISTÓRICO - Segundo as informações do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que anota informações de eleições a partir do ano de 1947. Naquele ano, o Icó elegia seus nove vereadores: João de Deus Pinheiro, Afonso Araújo e Silva, João Maciel da Silva, Raimundo Roberto de Alencar, Francisco Dionísio Viana, Leopoldo Moreira de Carvalho, José Batista Sobrinho, Alcides da Costa Moreira e Laércio Antero da Graça.

Em 1950, as nove cadeiras do Legislativo icoense foram preenchidas por: Alcides da Costa Moreira, Eudócio Cândido de Queiroz, Newton Nogueira Fernandes, José Batista Sobrinho, João de Deus Pinheiro, Pedro Perez Maciel, José Correia de Melo, Laércio Antero da Graça e José Alberto Nogueira Fernandes.

Os nove eleitos de 1954 foram: Eduardo Peixoto de Medeiros, João de Deus Pinheiro, José Batista Sobrinho, Laércio Antero da Graça, João Teodosio da Silva, Jaime Almeida Alencar, José de Matos Leite, Leonel Torquato de Lima e Raimundo Roberto de Alencar.

Contando com 11 cadeiras, o ano de 1966 elegeu os edis: Aldo de França Landim, Aldo Marcozzi Monteiro, Raimundo Eduardo de Freitas, João Raimundo Mota, José Batista Sobrinho, Amadeu Ferreira Oliveira, Expedito Matias de Carvalho, Afonso Araújo e Silva, Leônidas Gabriel de Oliveira, Tarcísio Acioly da Silva e José Augusto Sobrinho.

ano de 1970 trouxe de volta a quantidade de nove cadeiras: Expedito Paula e Silva, Antônio Barbosa de Sousa, Aprígio Nogueira Gondim, Joaquim Oliveira e Silva, José Francisco dos Santos, Gentil José de Andrade, Genebaldo Alves Barreto, Manuel Vicente da Mota e Francisco Alves Barreto.

Pouco tempo depois, em 1972, novas eleições municipais mantiveram as nove vagas: Joaquim Oliveira e Silva,Vicente Chagas Mota, Antônio Barbosa de Sousa, José Elder Santos, Francisco Bezerra Nunes, Expedito Paula e Silva, Gentil José de Andrade, Genebaldo Alves Barreto e Afonso Araújo e Silva.

Mas o fato mais curioso remete a partir do ano de 1988, quando foram eleitos a notável quantidade de 21 vereadores: Francisco Bezerra Lima, José Ademir Alencar Maciel, Francisco Bezerra Nunes, Elcimar Pinheiro Bastos, Francisco Alves Pereira, Joaquim Oliveira e Silva, José Dias de Sousa, Miguel Siqueira Vilarouca, Alcides da Costa Moreira Filho, Joaquim Mota da Silva, Assis Moreira Nunes, Antônio Barbosa de Sousa, Antônio Batista da Silva, Geraldo Cândido Landim Júnior, Geraldo Pereira da Silva, José Araújo, Gentil José de Andrade, José Silva do Nascimento, Sérgio José de Andrade, Jackson Alencar Almeida Filho e Hermano Francisco de Queiroz Limeira.

Em 1992, mais uma vez o número de 21 vereadores seria eleito pela população local: José Dias de Sousa, José Teógenes Abreu, Hermano Francisco de Queiroz Limeira, José Ademir Alencar Maciel, Jackson Alencar Almeida Filho, Creuza Dias da Silva [a 1ª mulher eleita vereadora], Washington Mota Pereira, José Pereira Filho, Sebastião Gonçalves Brasil, Heron Alvaro Lemos Lima, Geraldo Sabino de Lima, Miguel Siqueira Vilarouca, Francisco Bezerra Lima, José Simplício Duarte, Geraldo Pereira da Silva, Henrique Ferreira Parnaíba, Maria da Conceição Gonçalves Brasil, Alcides da Costa Moreira Filho, Francisco Sobrinho Amaro, Francisco Evandro de Arújo e Antônio Barbosa de Sousa.

As 21 cadeiras da Câmara Municipal ainda foram mantidas para as eleições de 1996. Os eleitos: Creuza Dias da Silva, José Carlos Pereira, Pedro Gilberto Barboza, Jackson Alencar Almeida Filho, Miguel Siqueira Vilarouca, Luiz Raimundo Monteiro, José Dias de Souza, Alcides da Costa Moreira Filho, Washington Mota Pereira, Sebastião Gonçalves Brasil, Gildomar Ferreira Gonçalves, Henrique Ferreira Parnaíba, Francisco Evandro de Arújo, Francisco Bezerra Lima, José Ademir Alencar Maciel, João Almino de Alencar Filho, José Gomes de Loiola, Luiz Exmardo Pinto Paula, Hermano Francisco de Queiroz Limeira, Ricardo Jerônimo Leite Guimarães Nunes e Mailton Bezerra de Almeida.

No ano de 2000, as 21 vagas do Legislativo de Icó eram de: Ricardo Jerônimo Leite Guimarães Nunes, Francisco Evandro de Arújo, Francisco Bezerra Lima, Alcides da Costa Moreira Filho, José Gomes de Loiola, Francisco Bezerra Nunes, Valdeci Cornélio da Silva, Mailton Bezerra de Almeida, Pedro Gilberto Barboza, José Ademir Alencar Maciel, Geraldo Sabino de Lima, Jackson Alencar Almeida Filho, Sebastião Gonçalves Brasil, Henrique Ferreira Parnaíba, Gilberto Pereira da Cruz, Vilfrido Leite Ribeiro, Geraldo Pereira da Silva, Miguel Siqueira Vilarouca, Flamarion Nunes Pereira, Luiz Raimundo Monteiro, José Quaresma da Silva.

A redução no número de vagas veio nas Eleições de 2004. Os dez vereadores foram: Ricardo Jerônimo Leite Guimarães Nunes, Edjlama Moreira da Cunha, Vilfrido Leite Ribeiro, Pedro Gilberto Barboza, José Ademir Alencar Maciel, Francisco Evandro de Arújo, Francisco Bezerra Nunes, Alcides da Costa Moreira Filho, Mailton Bezerra de Almeida e José Dias de Sousa.
 

CEJI lança XIV Congresso de Jornalistas do Interior do Ceará

A ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior), em parceria com o Sincorce (Sindicato dos Correspondentes de Jornais e Emissoras de Rádio e Televisão do Ceará) anunciam para este sábado (1º de outubro), o lançamento oficial e a apresentação da logomarca do XIV Congresso de Jornalistas do Interior do Ceará, que ocorrerá em novembro próximo, na cidade de Crateús.
O evento, que recebe o patrocínio da Prefeitura de Crateús, reunirá comunicadores de todos os segmentos para debater as demandas da categoria e os problemas locais e regionais. “Vamos promover o resgate histórico desse que é o maior evento de nossas entidades”, destaca o presidente da ACEJI, jornalista João Ferreira.
Na cerimônia de lançamento do certame, que acontece a partir das horas de sábado, na sede da ACEJI (av. Dom Manuel, 423 – Centro – Fortaleza), o prefeito anfitrião, Carlos Felipe, será representado pela secretária de Comunicação da Prefeitura de Crateús.

governo do Estado inaugura Escola de Educação Profissional em Pedra Branca

O governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela inauguram nesta quinta-feira (29), às 19 horas, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antônio Rodrigues de Oliveira, em Pedra Branca, no Sertão Central cearense. A unidade de ensino poderá matricular até 540 alunos, em tempo integral, nos cursos de rede de computadores, enfermagem, agronegócio e carpintaria. O investimento contou com recursos dos Governos do Estado e Federal, no valor de R$ 6,8 milhões.

Com 12 salas de aulas, a estrutura é constituída de auditório para 200 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Os estudantes terão ainda Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. Para fortalecer o esporte e a cultura locais, o espaço vai dispor de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena.

As Escolas Estaduais de Educação Profissional começaram a ser implantadas, em 2008, pelo Governo do Estado, com o compromisso de promover a articulação do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho. O jovem cearense receberá aprendizagem que o habilitará numa profissão técnica, além de uma vivência de cidadania e de protagonismo juvenil. 
Fonte Iguatu Noticias

Várzea Alegre realizou o I Encontro Municipal de Lideranças Estudantis e de Juventude

Foi realizado nesta terça-feira, 28, no auditório da Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro, o I Encontro Municipal de Lideranças Estudantis e de Juventude de Várzea Alegre, sob a organização da Coodernadoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude, que tem à frente, Cleison Davison Fiúza Saraiva (Clecinho).
Participaram do evento 203 líderes estudantis e de juventude, das mais diversas escolas do município, além de lideranças de vários segmentos da sociedade civil.
Também esteve presente, o diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude de Fortaleza, Vinícius Fraça.
Como resultado das questões debatidas no local, vários compromissos foram firmados na oportunidade, a serem implantadas no município, dentre os quais, a criação da União Municipal dos Estudantes, ciração do Conselho de Juventude, realização da I Conferência e do I Congresso de Juventude, comissão de ações para os movimentos estudantis e de juventude, além da escolha de uma delegação de estudantes para participar do 39 Congresso da União Brasileira dos Estudantes (UBES), que será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, na cidade de Fortaleza.
Fonte:Várzea Alegre.com

´´ A Greve é legal, imoral é cortar pontos ´´ disse Junior.

Os servidores da saúde do município de Crateús, continuam pela sua peregrinação para alerta os descasos com o setor da saúde do município, guiados e conduzidos pelo Sindicato dos Servidores Públicos, através de seu presidente Junior, a categoria esteve em visita hoje pela manhã no Delegacia do Trabalho, onde foi discutido a legalidade ou não da greve instalada, depois da incapacidade administrativa na saúde, que deixou um rombo de mais 4 milhões.
Com 30 % de funcionamento no setor da saúde, a categoria espera encerra a polemica, da informação que os que aderirem a greve, sofrerão represálias administrativas, ´´ estamos dentro da legalidade, e iremos visitar outros setores da saúde, pois tomamos conhecimento, que pessoas foram até transferidas de setores, por pensarem em aderir a greve ´´ disse Junior.
Uma reunião deveria ter acontecido ainda na noite de ontem, mais o colegiado não se reunião, ficou adiado mais uma vez uma solução para o caos na saúde, como sempre afirmam a categoria, que não é o aumento e sim o direto de ter uma saúde com qualidade, a prefeitura se esquiva, tentando ganhar tempo, em quanto o colegiado se afina para estudar a solução para melhorar a condição da saúde na cidade, o povo de Crateús já deu a solução, devolver o que foi surrupiado da saúde púbica. 
Fonte: Crateús News

Aeroporto de Juazeiro iniciará obras de recepção

Começam, no próximo dia 1º, as obras referentes aos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Ainda não foi formalizada, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a passagem da administração do Estado para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O acordo para que isso ocorra foi fechado semana passada, em Brasília, em reunião com a autoridades locais e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale. Ele assinou ordem de serviço no valor de R$ 4 milhões para início da obra.
O superintendente do aeroporto, Roberto Germano, afirma que serão seis meses para que os novos espaços destinados ao embarque e desembarque de passageiros estejam prontos. De início, foi construída uma casa de força na área próxima ao local onde serão construídos os MOPs, para dar suporte à rede elétrica do local. Essas serão as primeiras providências a serem tomadas após a assinatura do repasse definitivo da administração do Estado para a Infraero. Antes, a administração ocorria, desde 2001, em forma de convênio entre o Governo do Ceará e o órgão federal, o que vinha causando lentidão nas obras de ampliação e melhorias no espaço.
Fonte:Central de Notícias

Quixadá: Sertão Central ganha Hospital do Coração

O hospital deve atender a pelo menos 90% de seus pacientes diretamente pelo SUS.
Pouco mais de três meses, é o tempo que resta para realização de um sonho encravado no Sertão Central cearense, ligado no mesmo complexo do Hospital Maternidade, Jesus, Maria e José o mais novo empreendimento hospitalar em Quixadá, deverá está sendo inaugurado no inicio de 2012. A noticia foi dada a toda a imprensa regional pelo médico e empresário Dr. Ricardo Silveira, na tarde desta quinta-feira (29).
O médico do Coração como é conhecido, Dr. Ricardo Silveira apresentou a estrutura física para empresários, políticos e a imprensa, a equipe do portal Revista Centralacompanhou a visita e se deparou com uma mega estrutura física capaz de atender a demanda de toda região do Sertão Central cearense, considerando a complexidade do atendimento pode-se afirmar que Quixadá ganhará um dos maiores empreendimentos na área de cardiologia do estado.

Parcerias
O Hospital do Coração tem convênio direto com a Diocese de Quixadá, fica localizado no mesmo complexo do Hospital Maternidade. Mesmo sendo particular, o hospital deve atender a pelo menos 90% de seus pacientes diretamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde, é o que garante Dr. Ricardo Silveira, proprietário do empreendimento.
Além do SUS, o Hospital deve atender por convênios particulares, sendo que a prioridade é para a população pobre que precisa do SUS para receber atendimento nessa área de grande complexidade.
Estrutura
As instalações dispõem de sala de recepção e triagem, salas de atendimento de emergência com a presença de médico especialista para triagem do paciente, sala de ressuscitação, sala de pequenas complexidades, sala de cateterismo, enfermaria com 28 leitos, um centro cirúrgico e sala de UTI – Unidade de Terapia Intensiva com 10 leitos sendo 1 reservado para pacientes com auto índice de infectologia.
O hospital deve atender aos municípios da região, minimizando assim com despesas do município de Quixadá e região com transferências para a Capital, e ainda garantir atendimento complexo e de forma rápida. O hospital terá capacidade para realizar pelo menos duzentos caterismos por mês.
Para o radialista Franco Lima, comentou a conquista desse empreendimento para o Sertão Central, “esperamos que muita gente não precise, passei pelas mãos do competente Dr. Ricardo, ter um hospital em nossa região é um grande salto”, e completa, “com atendimento em casa a coisa fica bem melhor”.
O presidente do CDL Junior Capistrano também visitou as instalações físicas e se surpreendeu com a estrutura, “esperava encontrar aqui hoje uma clínica de médio porte, mas encontrei um grande hospital e que me deixou muito feliz”.
“O hospital terá prioridade no atendimento a pessoas carentes pelo SUS, perdemos o Hospital Regional, mas com o Hospital do Coração continuaremos a ser o coração do Sertão Central”, disse Dr. Ricardo Silveira.
Fonte:Revista Central

Novo prefeito de Icapuí toma posse e convoca novas eleições

O vereador Manoel Jeová da Silva (sem partido) tomou posse, na noite como prefeito interino do município de Icapuí, a 200 quilômetros de Fortaleza. “Cadá”, como é mais conhecido, assumiu a prefeitura após a cassação dos mandatos do prefeito José Edilson da Silva (PSDB), o Irmão Edilson e do vice-prefeito e Heverton Costa Silva, pelo Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE) por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2008. Cadá era presidente da Câmara de Vereadores, licenciou-se do cargo, agora ocupado pelo vereador Gilson da Paz Segundo (PSDB), e deverá convocar novas eleições no prazo de até 90 dias.

A sessão extraordinária que empossou Cadá começou após as 22 horas na Câmara de Icapuí, 24 horas depois da convocação dos vereadores, como prevê o Regimento Interno do Legislativo. Em seu discurso de posse, Cadá assumiu o compromisso de reorganizar a estrutura da Prefeitura de Icapuí, que e enfrenta uma crise na área da Saúde, com servidores em greve, postos de saúde em situação precária e ameaça de fechamento do Hospital Municipal Maria Idalina por falta de condições de funcionamento. 
 
Fonte: Iguatu Noticias

Inscrições abertas para o II Colóquio de Formação de Professores

Será realizado de 25 a 27 de outubro, o II Colóquio de Formação Docente, intitulado Os saberes e as práticas da docência: encontros e olhares interdisciplinares. As inscrições para o evento podem ser feitas de 27 de setembro até o dia 07 de outubro. A taxa será uma revista gibi nova.
O evento tem por objetivo proporcionar a comunidade acadêmica, pesquisadores, profissionais e demais sujeitos envolvidos com as áreas educacional e da Pedagogia, diálogos, reflexões e debates sobre as diferentes temáticas relacionadas à formação de professores.
O seminário é um importante instrumento de crescente fortalecimento da pesquisa no campo da formação docente, voltado para a reflexão sobre a formação de professores no contexto da URCA, contribuindo para a melhoria educacional da região do Cariri cearense.
O evento pretende congregar os discentes da URCA, em especial, os do Curso de Pedagogia, além dos docentes da Educação Básica que atuam na região do Cariri, visando instituir um espaço propício a estudos e diálogos acerca do cotidiano escolar e da formação docente em suas diferentes dimensões. Mais informações no site da URCA, pelo www.urca.br.

Convênio de museus de Paleontologia e do Desierto é destaque na imprensa mexicana

A Universidade Regional do Cariri (URCA), Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e o Geopark Araripe foram destaques na imprensa mexicana, esta semana. É que foi firmado convênio entre o Museo del Desierto  e o Museu de Santana do Cariri, para intercâmbio entre essas instituições. A importância do Museu de Paleontologia, com a diversidade de fósseis do período Cretáceo, além do primeiro Geopark das Américas, foi enfatizada pelos diretores do museu mexicano.
Estiveram presentes durante a celebração do convênio, o coordenador executivo do Geopark, Álamo Feitosa, o geólogo, Idalécio Freitas, o historiador Titus Riedl e a representante do governo do Estado do Ceará, Lívia Fernandes.
O convênio garantirá a reciprocidade de elementos para pesquisa, conforme destaca o jornal El Diário, da localidade de Coahuila, além do intercâmbio de estudantes para especialidades nas áreas de geologia, paleontologia, biologia e educação ambiental. O Geopark Araripe foi apontado como um importante projeto, voltado para o desenvolvimento e inclusão das comunidades de abrangência de sua área, além da preservação dos recursos naturais desde a sua criação, em 2006.

As primeiras viagens dos estudantes e pesquisadores mexicanos à região do Cariri começam em 2012, sendo o início de uma troca por meio de interação institucional de seis anos.

PSB de Antonina do Norte realiza convenção com festa




Com uma participação popular e lideranças de vários partidos foi realizada a convenção do PSB
Em uma grande festa no Clube Luz do Sertão, foi realizada, na manhã deste sábado (24), a Convenção Municipal do PDB de Antonina do Norte. Na ocasião, ocorreu a eleição do Diretório Municipal do partido e um grande ato de filiação. A solenidade contou com a participação de vários partidos e lideranças políticas da região e do Estado, além do público que lotou o evento. Em destaque compareceram o ato o deputado estadual Sineval Roque, prefeito Edison Afonso, a primeira-dama Ana Rocha, o vice-prefeito Expedito Sampaio, o prefeito de Assaré Evanderto, a prefeita de Tarrafas Teca Lopes, o vice-prefeito de Orós Lula, vereadores local e da região.
No evento, o prefeito Edison Afonso, foi eleito presidente da Executiva Municipal. Para a vice-presidência e a Secretaria Geral foram eleitos, Em seu discurso, Edison Afonso, agradeceu a presença de todos e o apoio dado para a realização da convenção. “Quero contar com a ajuda de todos para fortalecer o PSB em Antonina do Norte. Temos certeza que vamos fazer um bom trabalho, junto com os jovens, as mulheres, os mais idosos, enfim, com todos vocês”, enfatizou.
O prefeito de Antonina, Edison Afonso, destacou ainda, na sua fala, a importância de valorizar o partido em todo o município. “Temos que lutar e fazer o melhor para promover o bem de todos”, afirmou. Ao lado de lideranças e representantes de outras siglas partidárias, ele ressaltou a necessidade de unidade entre os partidos. “É muito importante a unidade de todos, desde que se coloque acima de tudo o interesse público”, frisou.

 

O prefeito fez, na oportunidade, ainda um breve panorama da sua gestão. “Passei os dois primeiros anos projetando e hoje nós temos no município máquinas trabalhando, obras para todos os lados. O parlamentar Roque que nos apoiam porque nossa administração é séria. Temos projetos e sabemos executar”, assinalou.

Unidade


No seu pronunciamento, o deputado estadual Sineval Roque também enfatizou a necessidade de unidade entre os partidos. “O PSB tem procurado se fortalecer. Essa grande festa aqui, com um maciço número de pessoas é uma demonstração de que estamos crescendo”, declarou, ao destacar também o sentimento de unidade na legenda.
“Estamos cada vez mais unidos. Dessa forma, conclamo a todos vocês e partidos que querem a Antonina do Norte diferente, mais justa, fraterna e solidária, que possamos estar juntos nesse processo, no município. Precisamos nos fortalecer, pois temos que enfrentar aqueles que não querem que se trabalhe por esse município”, convocou. E disse ainda: “Vou está lado a lado nas próximas eleições trabalhando para eleger Edison Afonso.


Fonte : jornal O Conterrâneo.





Professores são presos durante confronto com a PM na Assembleia

Alunos e professores protestavam contra a mensagem do governador Cid Gomes sobre nova tabela vencimental.
Duro confronto entre professores do Estado e policiais militares do Batalhão de Choque na manhã desta quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa. Pelo menos cinco professores, entre eles os três que mantinham-se em greve de fome, José Cláudio Monteiro, Laura Lobato e Clésio Mendes, foram presos durante a manifestação.
Alunos e professores protestavam contra a mensagem do governador Cid Gomes sobre a nova tabela vencimental. A Polícia Militar fez um cordão de isolamento para impedir a entrada dos manifestantes na tribuna da Casa. Acoados, os PMs resolveram avançar com escudos e cassetetes, com pronto revide dos grevistas. Colchões infláveis e até travesseiros foram usados para conter o avanço da tropa.
Dois professores tiveram ferimentos na cabeça durante a confusão. Três manifestantes presos foram liberados e recebidos com aplausos pelo movimento. Os gritos de protestos ajudavam a inflar os ânimos e o clima tenso persistiu.
Como forma de repressão, homens do Batalhão de Choque utilizaram bombas de gás lacrimogêneo durante o protesto dos professores.


Fonte: Luciano Augusto 

Mais uma mudança na camara municipal do Crato

Mais uma mudança na camara municipal do Crato e desta vez uma baixa no grupo de apoio ao prefeito Samuel Araripe
o relator  JUIZ CID MARCONI GURGEL DE SOUZA julgou contrario ao recurso impetrado pelo vereador Jales Duarte Velloso, que ja havia sido cassado pelo  Juiz da 27ª Zona Eleitoral, da cidade do Crato, Dr. Antonio Vandemberg Francelino Freitas.
o JUIZ CID MARCONI GURGEL DE SOUZA se baseou na Ação do Ministério Público Eleitoral e cassou o mandato do Vereador Jales Duarte Velloso, do PP por compra de votos nas eleições do ano de 2008.
Na sentença são mostradas diversas situações onde o vereador e cabos eleitorais do mesmo trocaram votos por camisetas para times de futebol, gás de cozinha, tijolos, materiais de construção e frangos.


Em sua decisão o Juiz pede que seja empossado de imediato o desligamento das ações legislativas e a posse do primeiro suplente da coligação “ PP, PRB e PDT”. Vai assumir no lugar de Jales, o Dr. MauricinhO, que integra o grupo de oposição ao atual prefeito da cidade do Crato
 Jalles estava no mandato por força de liminar, agora so cabe recurso no TSE, mas ja sendo cassado em duas instancias, fica dificil a reversão desta situação.


Fonte:www.muralcariri.com

Concurso Público do Crato

Obras de revitalização justificam o desenvolvimento e crescimento do Bairro Lagoinha em Catarina

Em recente visita ao bairro Lagoinha, o prefeito de Catarina Dr. Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, ouviu dos moradores que pediam a recuperação da passagem molhada. Pedido recebido, pedido atendido.

Os moradores da Avenida Antonio Amâncio, principal via de acesso ao bairro Lagoinha e zona rural, também receberam a atenção do prefeito Dr. Jefferson. O calçamento recém construído recebeu redutores de velocidade, mais um pedido dos moradores atendido pelo governo municipal.
Ainda durante a gestão do ex-prefeito Lamartine Araújo Rodrigues, a vila Lagoinha, na época, começava a receber a atenção da administração municipal. Iniciava-se então a construção das primeiras casas populares beneficiando 40 famílias, construção de uma passagem molhada e o fim das lamparinas.
Ao assumir o compromisso de administrar o município de Catarina, Dr. Jefferson dava continuidade na revitalização daquela vila, hoje, bairro Lagoinha, com mais de 500 famílias, calçamento, saneamento básico, água encanada em todas as residências, energia elétrica, 100 casas populares, mais 30 serão construídas dentre breve, limpeza urbana diária e coleta seletiva de lixo, creche, atendimento médico, visitação domiciliar das agentes de saúde, acompanhamento de profissionais do Cras, capela, posto de saúde em fase de conclusão e ônibus escolar.
O Líder comunitário do Bairro, Antonio Pastor, concedeu entrevista ao repórter Diomar Araújo, Rádio Portal dos Inhamuns 87.9 FM Catarina, programa Portal de Noticias 1ª Edição.  
 
Fonte: Diomar Araujo 

A Ematerce iniciou o ciclo de inaugurações de novos postos avançados.

A Ematerce iniciou o ciclo de inaugurações de novos postos avançados, no interior do Estado, com a instalação de uma unidade administrativa na cidade de Baixio.
Presentes ao ato inaugural, o prefeito e o vice-prefeito, respectivamente Armando Quaresma Trigueiro e Francisco Carlos Holanda Brito, ambos servidores da Ematerce, e o secretário municipal de Agricultura, Francisco Pontes Trigueiro; o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, acompanhado do diretor administrativo-financeiro Maximiliano P. Medeiros, e representando o gerente regional de Iguatu, o Médico Veterinário Mauro Nogueira e extensionistas da Ematerce dos municípios de Iguatu, Icó, Ipaumirim e Umari.
A inaugurações fez parte da programação, alusiva aos 55 anos de emancipação política de Baixio, antes distrito de Umari. O posto avançado funciona em sede própria da Ematerce, na Rua Coronel Luís Antonio s/n, sob a responsabilidade do técnico agrícola Antonio Lairton Nascimento, três agentes rurais e um administrativo.
As principais atividades agrícolas do município são a pecuária de leite com produção diária de 10 mil litros e a apicultura com produção de 19,8 toneladas de mel, por ano, vendidos no mercado local e indústrias de doces da região. Em terceiro lugar, vem a produção de frutas, sobretudo goiaba, comercializada com as indústrias de doce da região.Link
Todos os oradores elogiaram a iniciativa de o município dispor de um posto avançado da Ematerce, contando com o apoio da prefeitura e de sua secretaria de agricultura. Com o funcionamento desta nova unidade de assistência técnica e extensão rural, os agricultores familiares não mais se deslocarão ao município vizinho, para tratarem de assuntos agropecuários e acompanharem seus projetos de investimento e de custeio agrícola. Isso representa economia de gastos com deslocamentos e uma assistência agropecuária e gerencial com mais assiduidade e intensiva.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Ouvidoria da Ematerce

IPAUMIRIM: CRIANÇAS TAPAM BURACOS NA BR116

O que era para ser um trabalho feito por operários, é improvisado por crianças e adolescentes em troca de esmola. Os menores de idade permanecem por boa parte do tempo colocando pás de terra nos buracos do asfalto ao longo do trecho de 120km da BR-116, entre a cidade de Jaguaribe e o triângulo de acesso à Ipaumirim.

Nesta semana, próximo ao acesso para a cidade de Umari, na região Centro-Sul do Estado, três crianças estavam no período da tarde colocando terra em buracos da BR-116 na esperança de que os motoristas agradecessem e jogassem moedas.

A casa deles fica próxima. "Pela manhã, a gente vai para a escola, mas a tarde a gente vem pra cá para ganhar algum dinheiro", disse um dos meninos. Segundo o trio, os pais sabem e fornecem até as pás e enxadas. Em média, os adolescentes conseguem R$ 10,00 por uma tarde de trabalho.

O trio parece não acreditar em risco de acidentes. "Não é perigoso porque quando os carros passam, a gente fica na beira do asfalto", justifica outro adolescente. O acostamento é o ponto de retirada da terra para cobrir os buracos e o espaço de possível proteção para os trabalhadores infantis. Apesar dos buracos, alguns veículos passaram em alta velocidade e a necessidade de desviar das verdadeiras crateras faz com que os carros trafeguem em ziguezague. Em alguns pontos, os motoristas invadem o acostamento.

"Não tem fiscalização e a empresa responsável faz um serviço mal feito", disse o motorista de carreta, Eduardo Guerreiro. "No Ceará e no Sul do Piauí, as estradas estão muito ruins".

O bancário Luís Gustavo Almeida considera a situação deprimente. Não concorda em dar dinheiro para os adolescentes.

O promotor de Justiça, Leydomar Nunes Pereira, observou que os pais dessas crianças e adolescentes podem ser responsabilizados por crime de abandono material. "Antes de tudo, é constrangedor", disse. "É uma questão social e econômica e, apesar dos avanços e dos programas sociais, ainda há muito miséria no campo, nas margens das rodovias".

Leydomar Pereira defende uma ação conjunta entre as Secretarias de Ação Social dos Municípios por onde passam as rodovias, do próprio Ministério Público e do Conselho Tutelar, a quem caberia fiscalizar e proibir a permanência das crianças e adolescentes na rodovia.

O promotor de Justiça observou que a maioria das crianças na zona rural está incluída no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). "Se essas crianças não estiveram assistidas pelo Peti devem ser cadastradas e isso é um trabalho que deve ser feito pela Secretaria de Ação Social e pelo Conselho Tutelar de cada Município", observou. A assessoria de Comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, informou que o "período chuvoso compromete a regular execução da manutenção rodoviária e assim que as chuvas cessarem a manutenção da rodovia será iniciada, com serviço de tapa-buracos e intervenções nos trechos mais estragados.


Fonte: site miseria

AIUABA GANHA MAIS UM PARTIDO POLÍTICO

O clima para disputa das eleições municipais no município de Aiuaba, região dos inhmauns, começa a tomar o seu rumo lideranças políticas estão tomando assento em diversos partidos políticos com vista a tentarem formar alianças para a disputa municipal, que por sinal é assunto que começa a ser cogitado nos bastidores políticos principalmente nos pequenos botecos, bares e praças onde as pessoas sentam para conversarem e se familiarizar e terminam levando o tema para a sucessão de 2012. Com este cenário eis que mais um partido político espera ganhar a simpatia do eleitorado aiuabense trata-se do partido socialista Brasileiro P.S.B., sigla comandada no Ceará, pelo governador Cid Gomes, e que tem na presidência da comissão provisória instituida recentemente pelo prefeito Ramilsom Araújo Moraes, a sua esposa primeira dama do município Marinez Sales, que pretende fortalecer a sigla a fim de fortalecer o bloco de apóio ao grupo político comandado pelo seu esposo para dar legitimidade a formação de uma aliança partidária com os outros partidos envolvidos, na construção de um moderno projeto desemvolvimentista para Aiuaba, que continua em sua fase de amplo progresso e desemvolvimento.

DOMINGOS FILHO PARTICIPA DA CONVENÇÃO EM QUITERIANÓPOLIS

 Uma caravana de políticos comandada pelo vice governador do Ceará Domingos Filho e seu filho deputado federal Domingos Neto, ambos filiados ao partido do movimento democrático Brasileiro P.M.D.B., estarão participando no próximo sábado dia 1 de outubro no município de Quiterianópolis, na região dos inhamuns, da convenção municipal do P.M.D.B. no município, que está sendo organizada pelo prefeito Francisco Vieira, o ato político atrairá inumeros simpatizantes e correligionários do gestor municipal, que já estão preparando um ambiente ricamente ornamentado com faixas para darem as boas vindas aos seus militantes, tendo em vista que o partido em Quiterianópolis, já se prepara para lançar um candidato a altura a fim de disputar as próximas eleições municipais, que contam com o apoio de um seleto grupo composto por vereadores, lideranças politicas, comunitárias, e representantes de entidades de classes que estão engajados no processo de evolução e crescimento que o município vem tendo, principalmente em função do demasiado trabalho que está sendo feito por secretários municipais e o secretário de governo municipal Vieirinha, que tem sido uma caixa de ressonância muito forte quanto aos projetos estruturais que Quiterianópolis tem consolidado tanto no ambito do governo federal e Estadual. Como se isto não bastasse, a festa não ficará restrita somente a convenção a população do município está ganhando um moderno canal de comunicação que é a rádio FM Cidade 88.5, mais um investimento deste valoroso prefeito Chico Vieira, para a sua comunidade que passa agora a contar com dois modernos meios de comunicação visto que já está em pleno funcionamento a rádio fm 87,9 do nosso amigo e conceituado advogado Valdonio Costa. A rádio Cidade 88.5, estará sendo comandada pelo brilhante profissional de comunicação radialista Genivaldo Costa. 

ELEITORES DE ALTANEIRA IRÃO AS URNAS PARA ESCOLHER PREFEITO

  Os mais de cinco mil eleitores do município de Altaneira, na região do cariri Oeste, terão a missão de escolher o novo prefeito para governar o município, no próximo domingo onde estarão a disposição 24 seções eleitorais para que eles possam deflagar o voto, tendo em vista que dois candidatos estão disputando a preferência do eleitorado Andreia Figueiredo Davi pela coligação Altaneira de Volta para o povo que é integrada pelos partidos P.S.D.B. E DEM  e Joaquim Soares Neto da coligação Altaneira do Geito Certo onde compõe os partidos P.S.B. P.T.P.MD.B. PC DO B além de outras siglas partidárias envolvidas no processo eleitoral, a eleição suplementar foi determinada pelo tribunal regional eleitoral com a cassação do mandato do ex- prefeito Antonio Dorival de Oliveira, em função da prática de corrupção eleitoral. A campanha política na cidade, foi bastante disputada visto que os dois candidatos e correligionários políticos tiveram a oportunidade de levarem a cada eleitor suas propostas de governo, embora tenha ocorrido alguns momentos de acirramentos.  O pleito eleitoral, que devera ter ínicio dia 2 de outubro ás 8 hs da manhã prolongando-se até as 17 hs com a apuração dos votos na comarca de Nova Olinda, pelo fato de Altaneira, ser comarca vinculada será presidido pelo Juiz Romulo Veras Holanda e o promotor Bismark Soares Rodrigues, a cidade vem tendo um colorido tanto de um lado como do outro onde os cabos eleitorais e correligionários exibem bandeiras e cartazes dos canidatos de sua peferência.  

Araripe realiza neste dia 30 de Setembro, a 1ª Conferência Municipal sobre transparência e Controle Socia

Araripe realiza neste dia 30 de Setembro, a 1ª Conferência Municipal sobre transparência e Controle Social, com o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.” Esta conferência é um importante e democrático espaço público de diálogo e debate entre o governo e a sociedade civil para promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. Dia: 30 de Setembro Local: Cine Teatro Governador Miguel Arraes.

Araripe: Coelce tracará 80 geladeiras novas por velhas.

A COELCE em parceria com a Prefeitura de Araripe realiza nesta Sexta Feira 30/09, na Praça Vidal de Alencar, a campanha Troca Eficiente. Para participar é muito fácil. As pessoas que são classificadas como baixa renda na sua conta de energia  e tem uma geladeira velha em uso pode participar e concorrer ao sorteio de 80 geladeiras. As pessoas deverão procurar o caminhão da COELCE que estará estacionado na Praça do Coreto e fazer a sua inscrição. 

Devem levar a ultima conta de luz paga e sem débitos anteriores, RG e CPF e pronto. O sorteio será na mesma data  e local. A entrega das geladeiras novas será no dia 01 de outubro  e o ganhador deverá levar a sua geladeira velha ao local do sorteio. Em seu programa de rádio o Prefeito Dr. Germano assegurou que colocará carros a disposição dos contemplados para transportar as geladeiras. 

Trocando uma geladeira nova por uma velha, em mau estado, tem-se uma economia de energia de até 70%. Em watts, esse valor representa, para uma geladeira velha, o consumo médio de 90kw/hora/mês, enquanto uma nova consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa Troca Eficiente Coelce têm selo de consumo tipo "A", que significa eficiência no consumo de energia elétrica. Faça sua inscrição e boa sorte.

Local para Incrições: Praça Vidal de Alencar- Pç do Coreto
Data: 30 de Setembro
A Partir das 8:00hs.

Justiça Eleitoral aprova criação do partido de Kassab

Com a decisão dos ministros, a nova legenda poderá disputar as eleições municipais em 2012.
Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira, por seis votos a um, a criação do Partido Social Democrático (PSD), legenda comandada pelo atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Com a decisão, o partido poderá disputar as eleições municipais do ano que vem.
O julgamento foi retomado após pedido de vista do ministro Marcelo Ribeiro. Ele afirmou que, como nos Tribunais Regionais Eleitorais, o partido precisa apenas do apoio de 0,1% do eleitorado local, e no TSE, necessita de apoio equivalente a 0,5% do total de votos recebidos nas eleições para deputado federal, o partido não precisa entregar todas as listas certificadas nos tribunais regionais.
Ribeiro entendeu que o PSD entregou tudo o que era necessário, tendo conseguido cerca de 510 mil assinaturas das 492 mil exigidas pela lei. Após o voto do ministro, o colega Teori Zavascki, que tinha votado pela realização de investigações, mudou de voto. Ele, Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia e o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, também acompanharam a relatora. O único voto contra a criação do partido foi de Marco Aurélio Mello.
Fonte: Folha de SP.

Terminal Rodoviário de Mombaça interditado pelo ministério púlblico

Considerado como um dos cartões postais no município de Mombaça, região do sertão central, o terminal rodoviário encontra-se em completo estado de abandono e sua estrutura física completamente comprometida fato que motivou o ministério púlblico a ter solicitado a interdição do local, com está medida a cidade ficou desprovida de um local adequado e os usuários que necessitam viagar de Mombaça para Fortaleza, o outro município não tem se quer um local com maior comodidade para esperar os veiculos das empresas rodoviárias que diariamente fazem o percurso entre este município e a capital Alencarina, pois além de desprezado o terminal rodoviário não tem se quer a minima higiene os seus banheiros exalam mal cheiro, o teto está comprometido as paredes cheias de infiltrações sem mencionar que o prédio velho como está não é muito convidativo se quer para os passageiros ficarem um minuto  o presidente da câmara municipal de Mombaça, Francisco Teixeira Filho, afirma ser um fato estarrecedor devido está pondo em chefe a imagem do município, cabe ao ministério púlblico que tem tido uma atuação eficaz cobrar do governo municipal maior comprometimento com a coisa púlblica.

Deputada Mirian solicita debate sobre motivos e consequências do consumo abusivo de bebidas alcoólicas

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta segunda-feira, 26, no Plenário 13 de Maio, o seminário Consumo Abusivo de Álcool: Causas e Consequências, pela Comissão de Seguridade Social e Saúde da Casa e a Comissão Especial – Bebidas Alcoólicas Conferências Estaduais para abordar o uso abusivo de bebidas alcoólicas na população nacional, os motivos e consequências de seu crescimento. O debate veio com a finalidade de formular propostas para controle do problema, em conjunto com a Comissão Especial de Bebidas Alcoólicas da Câmara Federal.
Para a deputada Mirian Sobreira (PSB), autora do requerimento que deu origem ao evento, debater o consumo de bebidas alcoólicas é tão ou mais importante que tratar das drogas ilícitas. Segundo a parlamentar, o álcool tem quatro vezes mais consequências negativas e é uma porta de entrada para as demais drogas.
O vice-presidente da Comissão Especial da Câmara, deputado federal Jesus Rodrigues (PT-PI), registrou que o objetivo da formação da Comissão é que a bebida passe a ocupar na sociedade o mesmo papel que hoje ocupa o cigarro. De acordo com o parlamentar, antes o cigarro era considerado um “charme ou algo bonito”, e hoje assume seu devido lugar na importância de seu combate para a população.
Segundo o relator da Comissão Especial, deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), o parlamento brasileiro precisava tomar a iniciativa de montar um banco de dados, “capaz de olhar para frente na construção de políticas públicas adequadas para este problema”.
O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE), membro da Comissão Especial, disse que este é um problema de saúde pública que precisa de controle, pois os óbitos de jovens por causa do consumo de álcool se tornaram uma epidemia.
Ele citou uma pesquisa do Governo Federal feita em cinco capitais, cujo resultado mostrou que, somente em Brasília, 77% dos óbitos estão relacionados ao uso do álcool. “E as empresas de publicidade de bebidas disseram que não existe relação entre a propaganda e os óbitos. Eu me senti insultado. Entre a propaganda e o óbito não tem, mas o consumo e o óbito estão absolutamente relacionados. E a propaganda gera o consumo”, afirmou.
Durante a audiência, ministraram palestras sobre o assunto em questão o cirurgião vascular do Instituto José Frota (IJF), Lineu Jucá; o psicólogo, especialista em dependência química e coordenador do Instituto Volta Vida, Osmar Diógenes Parente, e o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes. O Coordenador Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), coronel professor Francisco Austregésilo, e o deputado federal Pastor Eurico (PSB-PE) também se pronunciaram sobre o assunto. 
Fonte:site iguatu.org

Avô é acusado de abusar sexualmente de 7 netas em Arneiroz

A Polícia Civil de Tauá está investigando uma denúncia de assédio sexual no Assentamento Mucuim, Município de Arneiroz. Um senhor de 63 anos é acusado de molestar 7 jovens, que são suas netas com idades entre 12 e 17 anos. Em nenhum dos casos, pelo que foi até agora, não foi consumada relação sexual. As vítimas compareceram à DP e confirmaram a violência. O avô tarado já foi ouvido e negou tudo. 

O caso aconteceu a cerca de 7 anos atrás, mas a avó das meninas conseguia evitar que a denúncia chegasse ao conhecimento das autoridades. Agora, com a morte da mulher o caso veio a tona. O Delegado Dr. Osmar concluirá o inquérito nos próximos dias.
Prisão

Um rapaz foi abordado pelos Agentes de Cidadania quando fazia cobrança indevida no estacionamento privativo do Banco do Brasil, que fica ao lado da Agência em Tauá. Alguns motociclistas estranharam a cobrança e denunciaram o fato. João Batista Gomes, 27 anos, foi detido pelos Agentes, disse que tratava-se apenas de uma brincadeira e foi liberado.

Mulher vai a julgamento

Celma Maria Alencar será julgada nesta quarta-feira, 28, pelo Tribunal do Júri Popular de Tauá por crime de homicídio. Ela matou seu ex-companheiro Francisco Paulo Fortuna a golpe de punhal durante discussão ocorrida no Bar do Nonato, na Rua Bernardo de Castro no dia 10 de dezembro de 1989. Só agora, 22 anos depois ela será julgada.
 

Confirmada cassação de prefeito e vice de Ararendá e realização de novas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) confirmou nesta terça-feira (27) a cassação do prefeito José Adriano Paiva de Aguiar (PSB) e o vice Almir Saraiva de Sousa.
Eles são acusados de abuso de poder economico e captação ilícita de sufrágio. Com a decisão, o município terá novas eleições.

PT fará encontro em Salitre

O PT de Salitre, valorizando a participação de seus filiados e simpatizantes, fará realizar neste sábado, dia 1.º de outubro, a partir das 13:00 horas, na sede do CRAS, grande encontro onde serão escolhidos os jovens que participarão em Fortaleza do Congresso da Juventude.
O PT Salitrense que tem no comando o Prefeito Agenor Ribeiro, se destaca a nível regional por realizar uma administração de excelência, voltada para os reais interesses da comunidade.
A maneira PT de governar, instalada em Salitre, é um divisor positivo na história político – administrativo do município, se notabilizando por um crescimento qualitativo em todas as áreas, valorizando o potencial daquela terra, que se destaca como município de desenvolvimento acentuado, respeitado e que tem crescido verdadeiramente.
Dentro do contexto do encontro, serão discutidos assuntos como a conjuntura da política atual, seu dinamismo, onde será criado o GTE(Grupo de Trabalho Eleitoral), já de olho nas próximas eleições de 2012, ao passo que serão realizadas filiações ao PT, numa prova de que a agremiação partidária participativa, abre suas portas para novos seguidores.

Correios preparam operação especial para entrega de cartões do Enem

A entrega dos cartões de confirmação da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 não será prejudicada com a greve dos funcionários dos Correios.
De acordo com a empresa, foi montada "operação especial" com logística específica. Além dos cartões, os Correios são responsáveis pela distribuição das provas do Enem, com apoio das políticas estaduais e das Forçar Armadas.
Os cartões começam a ser entregues aos 5,3 milhões de candidatos a partir desta semana. A operação foi iniciada na última terça-feira (27) pelas cidades do interior e, na próxima semana, chegará às capitais.


Fonte:Luciano Augusto

ORÓS – O BECO DA VERGONHA

A Rua Francisco Formiga Andrade mais conhecida como o Beco do CSU, onde pequenos empresários tentam ganhar a vida honestamente, virou o BECO DA VERGONHA, onde bêbados fazem e acontecem, todos os dias a partir das seis da manhã eles chegam e só saem de madrugada isso quando não caem ali mesmo pelo chão.
 O ponto de encontro é um bar que trabalha sem alvará e um banheiro antes de todos os comerciantes que hoje virou área de lazer dos bêbados e drogados.

No local é bêbedo impedindo carros e motos de passarem, é bêbado tomando dinheiro de crianças e idosos, é bêbado usando drogas e o pior fazendo sexo explicito a qualquer hora do dia.

As pessoas por medo evitam passar pelo beco para não presenciarem cenas tristes como estas que acabamos de relatar a cima.


Hoje (28/09) pela manhã quando passávamos próximo ao local fomos informados por cidadãos oroenses horrorizados com mais uma cena de sexo na calçada entre o bar e o banheiro, quando os bêbedos nos viram chegando saíram correndo mais um deles orgulho mostrou a calcinha da companheira.

Desculpe a expressão mais ISSO É UMA FALTA DE VERGONHA. 

Fonte: Josemberg Vieira.

Cid, controlador do PSB no Ceará, e Salmito, em imagem de arquivo: novos rumos para o ex-petista (Iana Soares)

Sinal dos tempos. Quem diria que um vereador pelo PT de Fortaleza, ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, iria para o PSB – um partido outrora acessório de palanques em disputas locais e nacionais?

Logo agora, que o petismo consolidou seu projeto de poder em níveis local, regional e nacional? Curiosamente, pode ser exatamente essa a melhor tese para explicar a saída de Salmito do PT, depois de vinte anos de filiado.

Quando o PT nasceu, nele cabia tudo e todos. Dificilmente um setor organizado da sociedade não tinha assento ou representante por lá. Hoje, o petismo administra o poder, que está nas mãos de poucos. Sempre de olho nas próximas eleições. Sempre num esforço inaudito para não perdê-lo.

Salmito não está saindo do PT, simplesmente. Ele está indo para o PSB - o partido mais poderoso do Ceará, no momento – em busca de um projeto de poder que não conseguiu desenvolver no PT.

Mas aí pode estar também um erro de cálculo de Salmito. O que o faz pensar que terá, com os Ferreira Gomes, mais chances de projeção do que com Luizianne? No PT, pelo menos, a democracia interna ainda respira, apesar do ar rarefeito.

Salmito candidato a prefeito pelo PSB em 2012? Só se a prefeita não fosse Luizianne e o governador não fosse Cid. A aposta mais segura seria a renovação do mandato, no ano que vem, e a tentativa de vôos mais altos, em 2014.

Personalismo
Um dos piores males de nossa política, o personalismo político também acomete Luizianne Lins, que além de prefeita, preside o PT no Ceará.

Luizianne não estimula – e provavelmente, também não aceitaria -, o crescimento de lideranças que um dia viesse a ameaçar sua força política, dentro e fora do partido. 

Não é exatamente isso o que se pode dizer dos hoje controladores do PSB. Pelo contrário. Muitos, políticos ou não, nasceram e se projetaram a partir da sombra e da lealdade com os Ferreira Gomes. Poderá ser o caso de Salmito.

Com Luizianne, a história é diferente. O episódio mais barulhento que reforça isso veio no início de 2009, com a derrota de Luizianne, na eleição de Salmito presidente da Câmara. 

A vingança veio a galope. 

Dois anos depois, Luizianne elegeu Acrísio Sena, derrotando o colega de partido que ousou desafia-la. Depois, veio a lista dos 13 do PT, rascunhada no gabinete do Paço Municipal, da qual o nome de Salmito passou longe.

Mas isso não chega a ser perseguição política, como Salmito quer fazer crer. Isso nada mais é do que a forçação de um argumento que usará daqui a pouco: quando o PT, se, pedir, de volta, o mandato de vereador, que pertence ao PT.

Fonte: Erivaldo Carvalho, editor executivo do O POVO Online