Projeto que capacita crianças e jovens de Jucás para o rádio é sucesso na região Centro-Sul

Desde outubro de 2009 no ar, o Circuito Jovem é um programa de rádio desenvolvido e apresentado por jovens do município de Jucás. O intuito do programa é oferecer uma oportunidade de aprendizagem profissional para jovens do ensino público, tirando-os da ociosidade e despertando seus talentos.

O Circuito Jovem de Rádio tornou-se numa escola para jovens profissionais do rádio, onde a terceira turma estará entrando no ar a partir do próximo mês de novembro de 2011. O programa oferece um estágio de 1 ano para esses jovens, através de um espaço adquirido pelo Governo Municipal, de 8 às 10h, de segunda à sexta-feira, na Jucás FM, rádio local filiada a rede SomZoom e com audiência em mais de 40 municípios da região.

Em outubro de 2010, o primeiro estágio do Circuito Jovem formou 6 adolescentes, que adquiriram conhecimentos na área de rádio, como locução, mesa e edição de áudio, rádio jornalismo, dentre outros, e a possibilidade profissional de atuar em qualquer rádio da região. Atualmente, o programa está sendo comandado pela segunda leva de adolescentes, são quatro jovens que em breve estarão aptos a atuar no mundo da comunicação.

A novidade de 2011 no programa foi a criação de um sub-programa, chamado De Criança Para Criança, desenvolvido e apresentado por alunos de 13 anos de idade. O sub-programa tem uma linguagem mais educacional, voltada para crianças e para os pais. Mais um sucesso de audiência.

Durante a programação são divulgadas notícias sobre o município, músicas e quadros semanais como o Fala Prefeito, onde a população pode interagir ao vivo com o prefeito da cidade, o Direitos do Cidadão, com um advogado que esclarece dúvidas sobre os direitos e deveres da população, assim como o Fala Doutor, onde um renomado médico do município desmistifica a medicina e ajuda a sanar os questionamentos dos ouvintes. Tudo sempre com a preocupação de falar sobre a realidade municipal e regional de uma maneira juvenil.

Igor Leite, aluno bolsista da primeira turma do Circuito Jovem, hoje é locutor e apresenta um programa de rádio aos sábados. “O Circuito Jovem foi minha porta de entrada para o mundo da comunicação. Aprendi técnicas de locução, a controlar uma mesa de som e editar arquivos de áudio. Após o fim do estágio de 1 ano não consegui ficar muito tempo longe do rádio. Batalhei e consegui esse programa”, afirmou o ex-bolsita do Circuito Jovem, hoje com 18 anos.

Com a implantação do Programa de Prevenção ao Uso de Drogas de Jucás, em maio 2010, o programa de rádio Circuito Jovem agregou a responsabilidade de um projeto preventivo, por tirar jovens da desocupação e da passividade às drogas, como também educativo, por tratar de assuntos ligados à prevenção e ao uso de drogas.

Para o prefeito Helânio Facundo, o programa ganhou força ao integrar o Jucás diz Não às Drogas. “Essa diversificação do Circuito Jovem é a receita do sucesso. Apresentado por adolescentes jucaenses, o programa oferece para os ouvintes músicas jovens e atuais, um serviço de notícias, quadros que atraem a atenção do público, uma interatividade com a audiência, enfim, uma mescla que deu certo”, revela Helânio, orgulhoso.

No Encontro Estadual de Radialistas e Jornalistas realizado em Jucás, dia 15 de janeiro do atual ano, o programa foi reconhecido pelos jornalistas presentes como um projeto pioneiro e corajoso do Governo Municipal. Esse destaque resultou em uma matéria apresentada na TV, reconhecendo o sucesso do Circuito Jovem na região.

O programa Circuito Jovem de Rádio é desenvolvido pelo Governo Municipal de Jucás, através da Assessoria de Comunicação e da Secretaria da Cultura e Turismo, e assim como o De Criança Para Criança é coordenado pelo Assessor de Comunicação do Governo Municipal, Djferson da Silva Araújo, o mesmo acredita no potencial das crianças e jovens do município. “Não queremos que todas as crianças e jovens que se formem no Circuito Jovem sejam locutores ou trabalhem na área. Se conseguirmos ótimo. Caso contrário, importamo-nos com o social e o educacional. Essas crianças e jovens estão criando responsabilidade, assumindo desafios, aprendendo algo novo, enfim, só isto já recompensa nosso trabalho”, afirmou Djferson Araújo. AMAURY ALENCAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário