Cultivo da mamona renova as esperanças do agricultor saboeirense





Neste dia 04 de novembro aconteceu o II Dia Especial da Cultura da Mamona, uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Instituto Agropolos do Ceará e a EMATERCE. A Comemoração aconteceu na residência do Produtor Ferreirinha, no Sítio Baixa Verde.

É o segundo ano que o município tá fazendo parte do projeto de cultura da mamona, voltado para a produção do biodíesel. Em 2011, um total de 78 produtores se dedicaram ao cultivo da mamona.

O II Dia Especial do Cultivo da Mamona em Saboeiro foi marcado por uma manhã chuvosa, mas que, mesmo enfrentando a lama das estradas escorregadias da região do Sítio Baixa Verde, reuniu cerca de duzentas e cinquenta pessoas, inclusive visitantes das cidades de Cedro e Iguatu, além de autoridades ligadas à Administração; ao Agropolos; à Escola Agrotécnica de iguatu; funcionários ligados às Secretarias Municipais de Cultura, Assistência Social e Agricultura; EMATERCE; Defesa Civil; Câmara de Vereadores; visitantes e produtores de diversas partes do município.

Da cidade de Cedro, compareceu o Secretário de Agricultura Francisco Alberto, o Técnico do Agropolos Geraldo Vicente da Costa, 17 produtores de mamona daquele município e 1 agente rural. Da Escola Agrotécnica de Iguatu compareceu o Engenheiro Químico Adriano Érique Oliveira Lima e, o Tecnólogo em Irrigação e Drenagem Francisco Moura da Silva. Como representantes do Agropolos de Iguatu, os Coordenadores Serginho e Alexandre.

Dentre as autoridades Municipais, compareceram: o Prefeito Municipal, Dr Marcondes Ferraz; a Chefe de Gabinete, Zuíla Bulcão; o Secretário de Agricultura, Raimundinho; o Secretário de Obras, Paulo Cavalcante; a Secretária de Assistência Social, Dra Aurileide Soriano; os secretários adjuntos da agricultura e meio ambiente, Mozer e Adebeje, respectivamente; a Articuladora do Selo Unicef, Wilna Cavalcante; os Vereadores Gotardo e Toinho da Luzia; a Tesoureira do Município, Luíza Mota; o Cordnador da Defesa Civil no município, Manoel Filho; a Coordenadora de Recursos Hídricos, Richelle. A Coordenadora da EMATERCE, Aparecida Lavor e a maioria dos Agentes Rurais também marcaram presença.

O Secretário de Agricultura, Raimundinho, foi o primeiro a falar na solenidade, exaltando o apoio da prefeitura, do Agropolos, a parceria com a EMATERCE e o intresse da Prefeitura Municipal em fazer este e outros projetos darem certo, ressaltando a importância da agricultura como a mãe de todas as demais atividades. “A agricultura é nossa indústria”, falou Raimundinho.

O representante regional do Instituto Agropolos, Alexandre, também ressaltou o apoio da Prefeitura Municipal, dizendo que aonde as Prefeituras investem no Projeto, apoiam, o projeto vem alcançando muito sucesso. Alexandre falou também do apoio da PETROBRÁS, que além de garantidamente comprar toda a produção, oferece apoio integral em todo o processo da cultura da mamona. O mesmo apelou para que os agricultores não vendessem sua produção para os atravessadores, lembrando que estes não investem nada, afirmando que estes avaliassem que a Secretaria de Agricultura, a Prefeitura Municipal e a própria PETROBRÁS é quem dá todo o suporte necessário em todas as etapas do cultivo da matéria prima do biodíesel.

Ferrinha, anfitrião da festa e produtor de mamona pelo segundo ano consecutivo, também ressaltou a importância da agricultura, e forneceu números da safra de mamona e produtos associados, com milho, feijão e algodão de pelo menos 3 produtores vizinhos. A aptidão para realizar o cultivo associado foi um dos destaques da fala do produtor.

O Prefeito, Dr Marcondes, reafirmou mais uma vez seu compromisso no favorecimento de práticas agrícolas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, evidenciando a injeção de auto estima no agricultor a partir da volta da EMATERCE para Saboeiro. O Prefeito elogiou a performance do Secretário Raimundinho e sua equipe.

Vereador Gotardo falou do visível crescimento do município a partir da gestão atual, e reafirmou seu apoio ao Prefeito, salientando a sabedoria de Ferreirinha, que na sua simplicidade, acolhida e conhecimento da realidade do campo, foi um dos pioneiros a investir na nova cultura.

O Secretário de Agricultura de Cedro, elogiou o Prefeito deste município, evidenciando o valor da união dos produtores e do apoio de todas as instituições envolvidas nesse grandioso projeto.


Poderá a mamona se tornar nosso "ouro verde"?



Em tempos passados o algodão era considerado aqui nosso ouro branco. Todo mundo colhia grandes safras, e tinha dinheiro garantido ao final da safra. Quem não lembra do principal atravessador no comércio do algodão em Saboeiro? O saudoso Francisco Nabor? Que na época era o principal fornecedor do agricultor, vendendo mercadorias ao home do campo praticamente o ano todo, para descontar depois na safra do algodão? Nabor era o patrão, o fornecedor e o banco do agricultor aquqi na cidade. E, ainda assim, com juros altíssimos, ainda sobrava um bom dinheiro da safra. A época do algodão foi mesmo nossa era de ouro, até a chegada do bicudo. A praga pôs fim à produção do principal produto cultivado por longos anos.

Do milho e feijão o sertanejo nunca desitiu. Sempre planta, pra subexistência e pra vender ao final da safra. Mas estes muitas vezes são comercializados a baixos preços na época da colheita. O agricultor só consegue vender por um preço melhor quando tem condições de armazenagem e pode vender somente na épca da estiagem, quando o preço dos produtos dá um salto gigantesco.

Agora, surgiu a mamona. Apesar de ser apenas o segundo ano de produção, as perspectivas da Secretaria de Agricultura e da EMATERCE é que o número de produtores cresça muito nos próximos anos. Sem falar que tem o incentivo do Governo, da PETROBRÁS, e apoio da Prefeitura Municipal, da EMATERCE e do Agropolos. Será que estamos iniciando a era do "ouro verde"? Vamos em frente, agricultores saboeirenses!



Fotos no site da Prefeitura Municipal- http://www.pmsaboeiro.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário