Icó e Iguatu receberão o Programa Academia da Saúde

Icó, Cedro, Iguatu e Pereiro, na Região, são os municípios contemplados com Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. O Programa objetiva implantar 2.000 academias da saúde em todo o país.

A iniciativa é do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, e foi lançada em abril último. A lista de Municípios do Brasil foi confirmado através do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira [03], durate a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças [Expoepi].

SAÚDE - A Academia de Saúde visa criar espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer e quando concluído, está a disposição de 1.828 municípios brasileiros. “As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressaltou o ministro.

Padilha pontuou que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis [DCNT] – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória.

::: LISTA DE MUNICÍPIOS BENEFICIADOS


* Com informações do Portal Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário