Tarrafas registra o pior índice de desenvolvimento do Ceará

A saúde e a educação também apresentam baixos índices. O município foi emancipado em 1987 e, de acordo com o próprio site da Prefeitura da cidade, a primeira gestão não fez nada para erradicar a pobreza no local
CorrigirEusébio é o extremo oposto de Tarrafas, que tem os piores índices (Foto: FÁBIO LIMA)Eusébio é o extremo oposto de Tarrafas, que tem os piores índices (Foto: FÁBIO LIMA)

Localizado na região Centro Sul do Estado, a cerca de 458 km de Fortaleza, Tarrafas é o Município menos desenvolvido do Ceará. Tem o menor Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal -IFDM (0,4491), posição que ocupava também em 2008 e classificada como de desenvolvimento regular. O resultado em Emprego&Renda é o pior do Estado e do País (0,0327). É a cidade onde a administração pública respondeu por quase a totalidade (98,6%) dos vínculos empregatícios registrados em 2009, segundo IFDM.

Nas vertentes Educação (0,6580) e Saúde (0,6567) os resultados também são péssimos. De acordo com informações do próprio site da Prefeitura Municipal de Tarrafas, o Município situado na região Centro-Sul do Estado e distante de Fortaleza 458,1 quilômetros, tem 85% da sua população residindo na Zona Rural. A maioria dos moradores vive de atividades ligadas à agropecuária. Todos os imóveis rurais são minifúndios, como se fosse uma reforma agrária natural, segundo a própria Prefeitura Municipal.
 
Atividades
Entre as principais atividades estão o plantio de acerola, banana e tomate irrigado; algodão herbáceo sequeiro; bovinocultura e caprinocultura de corte semi-intensiva; ovinocultura extensiva. O município é administrado por uma professora, Antônia Simião Lopes Leite (conhecida como Teca Lopes), do PSDB, reeleita em 2008. 

Segundo a história do Município contada no site da prefeitura, o município foi emancipado em 1987. “A primeira gestão não trouxe resultados compensadores. O prefeito Tertuliano Cândido de Araújo, torna-se popular ao ponto de conseguir ser eleito e reeleito, mas nada fez pela erradicação da pobreza. Não fez a sua parte como gestor do bem público, ficando Tarrafas entre os municípios com os piores indicadores do Ceará e do Brasil.”

Diz ainda que “a ausência de programas vitais, empobreceu mais ainda a população carente, não evitando a mortalidade infantil, um dos motivos do Município liderar os mais baixos IDM e IDH.” A população é estimada em 8.751 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Artumira Dutra)

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) nasceu em resposta à necessidade de se monitorar anualmente o desenvolvimento sócio-econômico de uma região, considerando as diferentes realidades de sua menor divisão federativa: o município

Números

0,4491
Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) sendo o menor do Ceará

85%da população de Tarrafas ainda vive na Zona Rural da cidade de acordo com o IBGE

8.751
é a população estimada do município de Tarrafas de acordo com o IBGE

98,6%é o índice de pessoas vinculadas ao funcionalismo público na cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário