Assinaturas tomam conta da estátua de padre Cícero

A alvura da restauração na imagem do padre Cícero não durou dois meses.

De longe, já pode ser vista a estátua do padre Cícero no alto da colina do Horto, em Juazeiro do Norte. A brancura da imagem é sinal da restauração que foi feita para o centenário do município. Mas a limpeza se restringe à parte mais alta do monumento. O pé da estátua já está tomado por assinaturas de romeiros, pedidos de graças e testemunhos de bênçãos alcançadas. De todas as cores e caligrafias.

E não é por falta de aviso. Vários cartazes afixados na imagem solicitam que as assinaturas sejam feitas somente no livro reservado para isso. “Por favor, não risque a estátua”, “Mantenha a estátua restaurada” e “Deixe sua assinatura no livro” são as frases escritas nos cartazes. Mas não adiantou. Todo romeiro quer registrar sua passagem com o testemunho em escrito ao longo do padre Cícero.

Dentro da programação dos festejos pelos 100 anos de Juazeiro do Norte, a estátua recebeu nova pintura e iluminação. Foi a primeira reforma desde a construção – em 1969. Os serviços incluíram a pintura externa da estátua, conserto de infiltrações e implantação de nova iluminação. O investimento, de cerca de R$ 80 mil na restauração, foi garantido pela Prefeitura e pela Fundação Salesiana Padre Cícero.

O secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, comenta que não se opõe ao fato de a população escrever na estátua. “É uma manifestação da religiosidade popular. Faz parte do ritual do romeiro e não se pode tirar isso da cultura religiosa popular”, comenta o secretário José Carlos.

Administração do Horto
Os cartazes colados na estátua e o livro de assinaturas foram disponibilizados pela administração do Horto, que é formada pela Congregação Salesiana. Para o padre José Venturelli, administrador do Horto, o ato “é compreensível”. Segundo ele, o costume é uma marca da “sensibilidade das pessoas”.

Padre Venturelli frisa que “uma opção melhor” fará com que os romeiros deixem de escrever na estátua. Mas ele também não é contrário à manifestação. “Esse hábito vai continuar. Mas, aos poucos, o pessoal vai perceber que existem outras opções”, aponta o administrador do Horto.

O monumento em homenagem ao Padre Cícero, considerado santo popular pelos romeiros, mede 25 metros de altura: são 17 metros de estátua e oito de pedestal. E milhares de fiéis que vão visitar a estátua em peregrinação - procissão que se multiplica a cada romaria em Juazeiro do Norte.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
A imagem de Padre Cícero, na colina do Horto, foi inaugurada em novembro de 1969, na gestão do prefeito Mauro Sampaio. A obra foi criada pelo escultor pernambucano Armando Lacerda. Virou cartão-postal de Juazeiro.

Saiba mais
Em 22 de julho, o município de Juazeiro do Norte completou 100 anos de fundação. A reinauguração da estátua ocorreu no dia anterior. O mês foi todo de festas na cidade.
Em agosto deste ano, o Governo do Estado anunciou o investimento inicial de R$ 5,2 milhões na primeira etapa do projeto Roteiro da Fé, que revitalizará pontos turísticos. O projeto entrará em fase de licitação.
As obras do Roteiro da Fé fazem parte do projeto Cidades do Ceará, que tem ações em cidades do Cariri e do Vale do Acaraú.
A ideia é promover o desenvolvimento regional do Estado de acordo com as características de cada local.
Juazeiro do Norte é conhecido como um dos turísticos religiosos do País. A próxima grande romaria será em novembro, na lembrança do Dia de Finados.

 

Fonte: O Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário