Seminário sobre o uso do agrotóxico CEMAC dia 04 de outubro

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, CODEMA e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município Potengiense realiza Seminário sobre o uso adequado do agrotóxico no CEMAC neste dia 04 de outubro a partir das 8hs.

Envolvendo o tema:
 

"O uso indiscriminado do agrotóxico e suas consequências"

Ocasião esta que será de suma importância para esclarecimentos sobre as doenças causadas pela ingestão de agrotóxicos, que pode acontecer diretamente (bebendo a água contaminada) ou indiretamente (ingerindo alimentos contaminados, sejam de origem animal ou vegetal) estão a intoxicação em graus diversos e até a morte.

Durante o encontro haverá também palestras que serão ministradas pelos profissionais do SEMACE e ACB Associação Cristã de Base.

Participem!

Entenda.
 

O USO DE AGROTÓXICOS: REPERCUSSÕES NA SAÚDE DOS TRABALHADORES RURAIS DO ESTADO DO CEARÁ

Por/Cleide Maria Fernandes Bezerra, Regina Heloísa Mattei de Oliveira Maciel

Resumo  

O estudo dos males causados pelas atividades ocupacionais, em especial a contaminação por substâncias tóxicas no ambiente de trabalho, tem despertado crescente atenção de pesquisadores interessados em procurar as principais causas do elevado número de casos notificados e até sub-notificados de intoxicações, ocasionando uma possível invalidez dos trabalhadores. O presente trabalho objetivou conhecer de maneira global as atividades laborais rurais com agrotóxicos, bem como as principais causas envolvidas no processo da utilização indiscriminada de tais produtos nas plantações de hortaliças. Entre as conclusões constatou-se que um dos grandes fatores responsáveis pela atual situação vivenciada no campo deve-se à política agrícola vigente e à atitude desesperada dos trabalhadores de salvar a lavoura de pragas e doenças, visando a sua subsistência e de suas famílias. Trabalhos na direção aqui proposta podem fazer emergir novos elementos da realidade, possibilitando outros referenciais que possam colaborar e subsidiar políticas agrícolas mais efetivas e culturalmente adequadas.

Por/Ivanildo Souza - Reportér Cidadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário