Movimento quer Campus Avançado da UFC para Iguatu


Centro Sul realiza manifestação em prol da criação de um Campus Avançado da Universidade Federal em Iguatu. O movimento aconteceu na manhã deste sábado, 24, na Praça Gonçalves de Carvalho (Praça da Caixa), com a presença de estudantes, professores e lideranças políticas, comunitárias e estudantis da região, finalizando com uma grande caminhada pelas ruas do centro da cidade.
O deputado federal José Guimarães (PT), marcou presença no evento, onde ao lado do prefeito de Iguatu, Agenor Neto, assinou uma carta de intenção para a criação de um campi da UFC neste município. “Essa é uma luta que já está se consolidando no país inteiro, e por onde a gente anda ver mobilização, mas como essa aqui eu ainda não vi ainda no Ceará. Um sentimento público que une a juventude, que une a lideranças políticas, o povo trabalhador, os professores e estudantes, que vêm aqui pedir “universidade federal já”. Por isso eu quero assumir esse compromisso aqui, ao lado do prefeito Agenor Neto e do prefeito Gilson de Quixelô, sobretudo ao lado do povo de Iguatu, principalmente da juventude, porque entendo que essa luta para trazer a universidade federal para Iguatu, tem que ser uma luta absorvida por todos nós que temos compromisso com o desenvolvimento do estado do Ceará, disse José Guimarães. 
Durante o seu discurso o prefeito Agenor Neto ressaltou a importância do movimento e disse que essa é uma luta incansável e que deve ter a participação de todos que desejam o bem desta região. Ele aproveitou a ocasião para conclamar a participação de todos numa audiência pública a ser realizada no próximo dia 30, onde deverá ser discutida a criação de um campus avançado para Iguatu. “Que nós possamos estar no dia 30, às 9 horas, no ginásio do Liceu, para que possamos realizar essa audiência pública importante, e cobrar dos senadores que representam o estado do Ceará, o compromisso para que a gente possa alavancar esse objetivo, que com certeza é de interesse de cada um, mas principalmente do povo da região Centro Sul do estado”, disse Agenor Neto, que finalizou pedindo o empenho do deputado José Guimarães para a concretização de mais um sonho do povo de Iguatu. “Quero ouvir através das suas palavras o compromisso firme, entre tantas lutas vitoriosas que você já assumiu no Ceará, e disso eu sou conhecedor. E que essa nota luta seja vitoriosa, e que venha através das suas mãos”, finalizou.
Entenda
A idéia da expansão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para a região Centro Sul vem sendo discutida há vários anos, mas somente agora ganhou dimensões muito maiores com o anúncio da criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e com a criação de campi nos municípios de Crateús, Russas e Icó. Essa decisão de governo deixou as autoridades e lideranças do centro Sul bastantes preocupadas, afinal a região atualmente conta com quase meio milhão de habitantes, e não poderia ficar de fora de um benefício como esse.

Na semana passada, o movimento pró universidade ganhou mais força, depois de uma audiência com o presidente da República em exercício Michel Temer, onde estavam presentes o prefeito Agenor Neto, o senador Eunício Oliveira e o deputado federal Aníbal Gomes. De lá saíram com boa impressão, após ouvirem do vice-presidente o compromisso de lutar junto o Ministério da Educação, para que Iguatu seja contemplado com mais esse benefício.
A idéia agora será discutida durante uma audiência pública no próximo dia 30, em Iguatu, com a presença  dos senadores Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT). A vinda do senador Inácio Arruda (PCdo B) ainda não foi confirmada. Também está confirmada a presença do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB), deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB), prefeitos e demais lideranças da região.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário