Ação ambiental contra queimadas na Chapada do Araripe

Será realizado hoje, 5/10, às 16 horas, uma ação ambiental contra as queimadas. O objetivo é trabalhar de forma educativa a sensibilização das comunidades e diminuir os focos de incêndio na Chapada Araripe. A ação será desenvolvida por meio do Geopark Araripe, em parceira com o ICMBio, IBDVAMA, Corpo de Bombeiros, Brigada de Incêndio do IBAMA, APA-Araripe, Secretaria de Meio Ambiente do Crato e CPMA. O evento acontece na Escola Maria Medeiros, no Sítio Bebida Nova, em Crato.

A ação consistirá numa série de sete palestras, proferidas pelos referidos órgãos à comunidade escolar. Os temas são diversos: legislação, o papel de cada instituição, e medidas preventivas, entre outros. Logo após as palestras, que terá duração de 10 minutos cada, será aberto espaço para debater os temas, tirar dúvidas e esclarecer alguns pontos mais importantes.

As queimadas que ocorrem durante esse período do ano na região do Cariri cearense, local onde está localizada a Chapada do Araripe são comuns. De acordo com órgãos ambientais, os motivos são diversos: baixa umidade do ar, aumento da temperatura, além do descuido da população que vive no entorno ao queimar o roçado, o ato de jogar pontas de cigarro acesas na beira da estrada são alguns deles. (Assessoria do Geopark Araripe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário