Grupo é flagrado por extração ilegal de areia no interior do Estado

Quatro homens foram presos em flagrante pela Polícia Federal, na tarde de sexta-feira, no interior do Estado, por extração ilegal de substância mineral – areia, em área às margens do Rio Curu, litoral norte.
Há pouco mais de duas semanas, o grupo realizava a degradação ambiental sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM, com a utilização de duas retroescavadeiras e de dois caminhões, utilizados para a extração e transporte da areia.
Também de acordo com as investigações da PF, dois dos presos trabalhavam para uma empresa especializada em material de construção e os outros dois para um empresário do ramo de confecções.
Policiais federais da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico-DELEMAPH da PF/CE, foram informados pelos presos que, por dia, eram extraídos cerca de 60 carradas de areia de 12 metros cúbicos, totalizando a retirada de 800 carradas, sem a devida licença ambiental, no período de duas semanas. Os bens utilizados para a extração ilegal foram apreendidos e todos os possíveis envolvidos serão chamados para prestarem os esclarecimentos na Policia Federal.
Por causarem crime de natureza ambiental, pela extração da referida substância com abertura de crateras, sem autorização legal do DNPM, os presos responderão pelos crimes de extração de recursos minerais, previsto no artigo 55 da Lei 9.605/98 e por usurpação do patrimônio da União, previsto no artigo 2º da Lei nº 8.176/91.
Os quatro homens, cujos nomes não foram divulgados pela PF, estão presos na carceragem da Superintendência Regional da Policia Federal, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

O Estado CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário