Conservação da biodiversidade da Caatinga. Essa é a missão da Associação Caatinga desde sua criação em 21 de outubro de 1998.


Desde então a instituição vem desenvolvendo diversos projetos para a proteção da diversidade desse bioma, que é único no mundo.
Em seus projetos a Associação Caatinga já beneficiou diretamente mais de 30 mil pessoas entre agricultores familiares, educadores, estudantes, jovens, pesquisadores e proprietários de reservas.
Em reconhecimento aos impactos positivos das ações desenvolvidas a Associação Caatinga recebeu, em 2006, o Prêmio Ambiental Von Martius da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, pelo projeto de protagonismo juvenil no sertão de Crateús, e o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga do Ceará, pela contribuição para a conservação e o desenvolvimento sustentável na Caatinga. Em 2005 a Reserva Natural Serra das Almas recebeu o título de Primeiro Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga pela UNESCO devido ao modelo inovador de conservação da Caatinga desenvolvido em conjunto com as comunidades do seu entorno. Em 2002 recebeu o Prêmio Banco Mundial de Cidadania pela difusão de iniciativas inovadoras no combate à pobreza e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Em 2009 a Reserva Natural Serra das Almas e seu Modelo Integrado de Conservação da Caatinga foi certificado pela Fundação Banco do Brasil, sendo finalista do prêmio. Nesse mesmo ano a Associação Caatinga também foi finalista do Prêmio Empreendedor Social promovido pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab.
A Associação Caatinga é membro fundador do COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) de Crateús, participa do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns, é membro fundador do Programa Selo Município Verde do Ceará (programa de certificação dos municípios ambientalmente responsáveis), liderou a articulação da sociedade para a criação do ICMS Sócio-Ambiental do Ceará, foi idealizadora e é gestora do Programa Aliança da Caatinga de apoio a criação e manutenção de reservas na caatinga, que já apoiou a criação de 10 novas reservas e 30 estão em processo de criação. A Associação Caatinga é membro representante da sociedade civil junto ao Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará, é membro da Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, participa do Fórum Nacional de Áreas Protegidas e do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga e do Fórum Nacional de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, e, atualmente, preside a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural.
A atuação em rede é uma das principais estratégias da Associação Caatinga para ampliar o impacto de suas ações de conservação do bioma Caatinga promovendo o estabelecimento de parcerias e alianças. Através dessas redes a instituição tem conseguido influenciar a proposição e discussão de políticas públicas ambientais para o bioma.
Fonte: http://www.acaatinga.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário