Prefeito Agenor Neto participa de aula inaugural da Urca

O Vice-reitor da Universidade Regional do Cariri - Urca, Patrício Melo, esteve em Iguatu, na noite de segunda-feira, 26/09, abrindo oficialmente o Seminário de Introdução à Universidade, com acolhida dos alunos veteranos e novatos. O evento apresentou aos novos acadêmicos os objetivos da Universidade como também favoreceu a inserção dos mesmos na ambiência acadêmica.

A solenidade foi realizada no pátio externo do antigo Colégio São José, às 19 horas, e contou com a participação de universitários, professores e autoridades locais, onde destacamos a presença do prefeito municipal, Agenor Neto, do diretor da Unidade, Ivo Ferreira e do seu vice, professor Ramon Gabriel.
Professor Ivo Ferreira
O professor José Ivo Ferreira de Souza, diretor da Unidade Descentralizada acolheu os calouros, e fez questão de ressaltar os avanços e as conquistas da Urca em Iguatu, e aproveitou a ocasião para agradecer ao prefeito Agenor Neto pela sua luta em prol dessa grande conquista que tem servido de instrumento para um grande avanço no ensino superior da região Centro Sul, com inclusão e transformação social. Ele ainda ressaltou o grande esforço feito nos últimos meses – com diversas reuniões em Fortaleza, para que houvesse uma solução para o impasse que foi criado em relação ao sistema de pagamento de custeios da Unidade, realizado entre a Fundatec e o Governo do Estado, sistema de convênio desaprovado pelo Tribunal de Contas do Estado. Mas uma vez Ivo Ferreira aproveitou para agradecer ao prefeito Agenor Neto pelo seu empenho junto às autoridades estaduais, para que esse impasse tivesse um desfecho o mais rápido possível.

Vice-reitor Patrício Melo proferiu palestra
Durante o seu discurso o prefeito Agenor Neto, reafirmou o seu compromisso com o ensino superior em Iguatu, e disse que estava disposto a ajudar naquilo que fosse possível, sempre que a Urca o procurasse. Ele aproveitou para lembrar da grande luta travada para trazer um campus avançado da Urca para o município de Iguatu, e citou o ano de 2004, quando o mesmo ainda era deputado, e conseguiu articular junto ao Governo do Estado, a instalação de uma Campus neste município. “Travamos uma grande luta para conseguirmos trazer um campus avançado da Urca para este município. Fomos ao Governo, na época era o Dr. Lúcio Alcântara, e conseguimos convencer o mesmo a instalar uma unidade da Universidade Regional do Cariri nesta cidade. E de fato foi instalada, não da forma como queríamos, que seria totalmente gratuita, no entanto, em 2005, ao assumirmos a prefeitura de Iguatu, criamos um sistema de bolsa de estudo municipal, que fez com que diversos estudantes conseguissem ingressar no ensino superior, através desse sistema”, disse Agenor Neto.

Agenor Neto ainda lembrou do cursinho Força Jovem, criado com o objetivo de auxiliar os estudantes mais carentes a se qualificarem melhor, para com isso terem a oportunidade de disputarem o vestibular em condições de igualdade com os alunos das escolas particulares. Ele também enalteceu a atitude do governador Cid Gomes, que ao assumir o governo, promoveu mais uma conquista para os estudantes da Urca de Iguatu, que foi a gratuidade de todos os cursos. "A nossa luta agora é para conseguirmos trazer um campus da UFC para a região, uma luta que é de todos que desejam o bem eo desenvolvimento desta terra", disse Agenor.

Fonte: Luiz Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário