Tv Iguatu.Net: Audiência Pública fortalece movimento pela instalação de Campus Avançado da UFC na Região Centro-Sul


Na manhã desta sexta-feira (30/09) foi promovida uma audiência pública no Ginásio do Liceu em Iguatu para debater a implantação do Campus da Universidade Federal do Ceará na Região Centro-Sul. Uma festa da democracia que teve a participação de lideranças políticas, comunitárias, estudantes e professores que participaram de mais um importante momento para a conquista do campus.
A realização do encontro ficou por conta da Câmara Municipal de Iguatu que através do seu presidente, Ednaldo Louvor, dirigiu a audiência, “ A Casa do Povo Iguatuense deixou de ser por alguns instantes apenas do nosso município, mas desta vez foi a voz da Região Centro-Sul, reivindicando a instalação deste Campus da UFC, uma luta sem cor partidária e que deseja unicamente trazer para nossos jovens a possibilidade de oferecer condições de disputar um espaço no mercado de trabalho”.
Destaque para a participação da Audiência Pública do Senador Eunício Oliveira e Deputado Aníbal Gomes, ambos se pronunciaram durante o encontro, “ temos a convicção de que Iguatu não poderá ficar sem o seu Campus da UFC, é algo de fundamental importância para o desenvolvimento da região Centro-Sul” declarou o Senador. “ Tivemos um encontro com o Vice-Presidente, Michel Temer, e ouvimos mais uma vez o seu comprometimento com Iguatu, e não vamos parar de cobrar esta conquista para a região, e ao lado do Prefeito Agenor Neto, iremos agora nos encontrar com o Ministro Fernando Haddad para obter o seu apoio” afirmou o Deputado Aníbal Gomes. A audiência com o Ministro deverá acontecer na próxima semana em Brasília.
Um dos mais eufóricos com o resultado da Audiência Pública foi o Prefeito de Iguatu, Agenor Neto, que destacou a participação da juventude e várias lideranças no encontro, “ este é um movimento suprapartidário, temos todas as cores de cada município, temos a vontade de cada jovem e através da representação que esteve aqui de várias cidades, vamos sem dúvidas levar para toda a Região Centro-Sul a vontade de trazer este equipamento tão importante para o futuro e o desenvolvimento educacional regional” destacou o chefe do executivo iguatuense.
O autor do pedido para a realização da audiência, vereador Aderilo Filho relatou que o objetivo da reunião foi de debater, discutir e orientar a todos sobre o processo para acelerar a implantação do novo campus. “ Esta é a hora de todos unidos trabalharmos por este benefício em nossa cidade, é um processo longo, mas que não podemos desistir e através da força que tem o nosso gestor, Agenor Neto, ao lado do povo sem dúvidas iremos obter sucesso. E esta audiência foi mais um passo decisivo para isto ” disse.O prefeito de Quixelô, Gilson Oliveira, falou que a vinda do Campus para o Centro-Sul trará inúmeros benefícios. “Oportunidades de pesquisas serão abertas. Os meus amigos prefeitos estão animados e satisfeitos com o movimento e estamos apoiando esta iniciativa” declarou Gilson.
Protesto de professores e alunos
Na oportunidade, lideranças estudantis, professores e alunos da rede estadual que atuam em Iguatu, estenderam faixas em reivindicação ao piso da categoria no Ceará. E durante a audiência que discutia a mobilização de um Campus da UFC para Iguatu, os educadores tiveram a oportunidade de falar para os presentes.
“ Temos a necessidade urgente de um Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará e apoiamos também este movimento, mas queremos neste momento o apoio de todas as lideranças políticas para nos ajudar nesta luta que estamos travando por melhorias da qualidade de trabalho e salarial para os professores do Ceará” disse o professor Assis.
O presidente da UMESI, Laelton Alencar, destacou a importância do momento, “ estamos nesta luta por um Campus da UFC em nossa cidade, mas não podemos deixar de lado esta outra luta que é dos nossos professores, a juventude também deve entrar nesta luta pelo bem da educação” afirmou.
Durante a audiência alunos e professores demonstraram toda indignação de como está sendo tratada a categoria que conseguiu interlocutores para debater com o Governador Cid Gomes.
“ Vejo de uma forma democrática a participação de estudantes e professores na busca de melhorias e tenho a certeza que o nosso Senador Eunício Oliveira e o Deputado Aníbal Gomes e eu mesmo estaremos tentando intermediar esta discussão com o nosso governador” disse Agenor Neto.
Após o término da audiência pública o Senador Eunício Oliveira e o Deputado Federal Aníbal Gomes confirmaram que irão levar as reivindicações de Iguatu para o Governador Cid Gomes.
Fonte: Iguatu.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário