Município de Catarina realiza fórum regional sobre drogas

Reportagem e fotos – Diomar Araújo

Dra. AngélicaDr. José PalmeiraDra. Fernanda Ribaisaprofessora Dorinha.

O evento teve inicio às 09 horas da manhã, e contou com as presenças de dezenas de pessoas de todas as idades. 

A Prefeitura Municipal de Catarina  através das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação realizaram na última quinta-feira (06) no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) João Rodrigues Martins, bairro Pedreiras em Catarina, fórum de combate as drogas com o tema “Crack, uma pedra no caminho”.

Durante abertura do evento, Dra. Odília Braga Chaves Medina, coordenadora geral do Cras de Catarina, falou da implantação de um CAPS - Centro de Assistência Psicossocial no município.


O Fórum foi coordenado pelo secretário municipal de Saúde Dr. José Palmeira e teve como palestrantes Dra. Fernanda Ribaisa representando o prefeito municipal Dr. Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, professora Dorinha, secretária municipal de Educação, Dra. AngélicaDr. Lucas FeitosaDr. Rafael Paes de Andrade (enfermeiro) e Dr. Carlos Eduardo prado, psicólogo.

Foram entregues certificados para os profissionais da área da saúde que concluíram o curso para atendimento do Caps. 


Quatro agentes de saúde receberam certificados simbólicos durante a solenidade, os demais foram entregues ao termino do evento.

Ana Caruza nogueira Feitosa;
Antonia luzenilda Martins Duarte;
Antonia Gomes de Olinda;
Áquila Ronere.


A secretária municipal de Educação, professora Dorinha, destacou que está sendo realizadas  campanhas de prevenção contra álcool e drogas nas escolas municipais. 

O objetivo é orientar pais e mães e como identificar quem está usando drogas. Hoje droga é um problema social, também de saúde pública e todos os setores que trabalharão em parceria para combater este problema”. Destacou a secretária.

Saiba exatamente o que é, e o que faz o CAPS.


Os CAPS possuem equipe multiprofissional - composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos administrativos, etc - e oferecem diversas atividades terapêuticas: psicoterapia individual ou grupal, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias e atividades comunitárias. De acordo com o projeto terapêutico de cada usuário, estes podem passar o dia todo na Unidade, parte do dia ou vir apenas para alguma consulta. Comparecendo todos os dias estarão em regime intensivo, alguns dias da semana em regime semi-intensivo e alguns dias no mês em não-intensivo. 

As necessidades de cada usuário e os projetos terapêuticos, compreendendo as modalidades de atendimento citadas e os tempos de permanência no serviço, são decididas pela equipe, em contato com as famílias também, e igualmente as mudanças neste projeto segundo as evoluções de cada usuário.
Como serviços de saúde mental, atendem pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, como psicoses e neuroses graves, buscando amenizar e tratar as crises para que estas pessoas possam recuperar sua autonomia e se reinserir nas atividades cotidianas. Por possibilitar que seus usuários voltem para casa todos os dias, os CAPS evitam a quebra nos laços familiares e sociais, fator muito comum em internações de longa duração. 


Um comentário:

  1. Parabéns ao Município de Catarina, aos organizadores desse importante evento. essa é uma luta que não pode cessar. As pequenas cidades estão infestadas pelas drogas. As famílias estão vivenciando os males que estas causam. Juntos podemos amenizar esse problema. E as autoridades tem que ser mais rigorosas. Sabemos que tem muito peixe graúdo se beneficiando com o tráfico, e muitas autoridades políticas alimentando o tráfico, porque este banca as milionárias campanhas. A jornada de combate às drogas é imensa, mas não podemos desistir.

    ResponderExcluir