Oidio, doença que vem prejudicando a produção de caju na região cariri-oeste


Durante o dia de hoje, técnicos da Ematerce e produtores de caju da região cariri-oeste, estiveram reunidos no auditório do hotel municipal discutindo uma doença denominada de “oídio” que está atingindo os cajueiros, prejudicando a produção deste ano do caju. Na oportunidade, o agrônomo Targino, especialista em fruticultura, principalmente o caju, fez explanações sobre o oidio e como os produtores devem conviver e evitar maiores prejuízos.

Segundo o especialista, este ano não tem mais jeito, já que está no final da safra e ninguém estava preparado, mais já orientou os produtores para a próxima temporada da fruta em nossa região. A orientação é que no final desta safra, os produtores façam podas em todos os cajueiros, retire do local e queime, deixando os pés de caju totalmente limpos; quando começar uma nova florada é a vez de o produtor pulverizar a sua plantação com enxofre e água. Repita as aplicações com intervalos de sete dias até a completa formação dos frutos.

A dose deve ser de 500-600g de enxofre por 100 litros de água e o volume da calda de 800 a 1000 litros por hectare. Não associe óleos minerais ao produto ou à calda. Mexa a calda constantemente e utilize-a no mesmo dia da preparação.

Mais informações podem ser obtidas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão da Unidade (SAC): sac@cnpat.embrapa.br. Ou na Ematerce de Campos Sales. fonte Radialista Chagas Sousa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário