SANTO ANTÔNIO

Decisão deve sair este ano
A cidade de Barbalha, na região do Cariri, vive a expectativa de aprovação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do registro da Festa de Santo Antônio de Barbalha. Essa será a denominação oficial, conforme decisão coletiva tomada recentemente em audiência pública realizada no Município. “Esperamos que até o fim do ano o Iphan anuncie o registro e publique o dossiê oficial até a realização da próxima festa em 2012″, disse o secretário de Cultura e Turismo do Município, Dorivan Amaro dos Santos.
Os agentes culturais do Município esperam com ansiedade a divulgação do registro. A demanda oficial foi encaminhada ao Iphan no início de 2010, mas Santos observa que o inventário das festividades religiosas e populares, que inclui o carregamento do Pau da Bandeira, a Cachaça do Vigário e o novenário em louvor ao santo padroeiro, começou em 2003. “Já houve muitas reuniões, audiências públicas e aguardamos agora o anúncio do registro porque o processo já está concluído”, frisou. “Será muito importante para a divulgação, valorização e reconhecimento de uma festa que terá caráter nacional”.
Santos observou que o registro da Festa de Santo Antônio de Barbalha vai aumentar a responsabilidade dos moradores, da administração pública municipal e das pessoas envolvidas com a promoção da cultura. “Haverá um maior cuidado com a preservação”. A demanda apresentada pelo Município envolveu ampla participação e articulação da comunidade local.
O professor de História da Universidade Regional do Cariri (Urca) e presidente do Instituto Pró-Memória, uma ONG de Barbalha, Josier Ferreira da Silva, ressaltou que historiadores e memorialistas da região do Cariri vivem a expectativa do registro como bem imaterial da Festa de Santo Antônio de Barbalha. “Essa iniciativa vai fortalecer a identidade cultural do Município. Aumenta, por outro lado, a nossa preocupação em preservar a tradição”. Josier observou que apesar do mundo moderno globalizado e tecnológico, a região do Cariri cearense preserva manifestações culturais que têm origem com a colonização do sertão cearense a partir de Pernambuco. “Há de conviver o novo e o tradicional em uma região marcada pela diversidade cultural e de seus diversos ritos religiosos populares”.
A partir da segunda metade da década de 1976, houve a implantação de políticas públicas de valorização e reconhecimento da Festa de Santo Antônio de Barbalha, quando o Município investiu em divulgação e organização do evento. Ele defende um aprofundamento do inventário sobre as diversas manifestações culturais da região.
O pedido de registro das matrizes tradicionais do forró – xote, baião e xaxado – ainda vai passar por um processo de análise do Iphan. São ritmos de música e de dança que fazem parte da cultura nordestina. Segundo registro de Câmara Cascudo, o xote é antiga dança de salão, provavelmente de origem húngara e que se assemelha à polca. O xaxado é originário do alto sertão pernambucano e divulgada por cangaceiros. O baião é um gênero musical e sertanejo de canto e de dança.
Surgimento
A historiografia registra que foi a partir do encontro na década de 1940, entre o sanfoneiro Luiz Gonzaga, pernambucano de Exu, e o advogado e compositor cearense da cidade de Iguatu, Humberto Teixeira, que surgiu o ritmo baião. A dupla teria então criado esse novo jeito de tocar e dançar músicas conhecidas popularmente de arrasta-pé. Daí a denominação de “Rei do Baião” e “Doutor do Baião” para a dupla que abriu espaço para toda essa manifestação musical que chegou até os dias atuais, mesmo com transformações e introdução de instrumentos elétricos.
O tradicional forró pé de serra resiste ao tempo e as composições de cinco décadas passadas ainda estão presentes no repertório de shows de artistas consagrados. O chamado forró universitário mantém o ritmo do xote (dois pra lá, dois pra cá).
Registrar e preservar essa cultura musical nordestina é um reconhecimento da importância desse gênero, que passou a ser conhecido por forró, e que já está fixado nas mentes e nos corações de gerações seguidas e que resiste aos modismos de cada época.
Mais informações
Prefeitura de Barbalha
Secretaria de Cultura e Turismo
Rua Princesa Izabel, 187, Centro
Telefone: (88) 3532. 1708
Honório Barbosa para o Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário